Translate

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Participe de uma Viagem Missionária com a Asas de Socorro na Amazônia!

Participe de viagens ribeirinhas pela Amazônia.
Doe parte do seu tempo, 

E ganhe experiências que valem para a vida toda.
venha conosco 2
Nossas equipes são compostas por profissionais voluntários. Se você  é  um profissional de  saúde, médico, dentista, fisioterapeuta, ou tem alguma  outra especialidade, você pode se envolver! Se você é um agente social, um professor, um  líder e quer dedicar o que sabe para ensinar e aprender, você também pode se envolver.
Envie-nos um e-mail para asas@asasdesocorro.org.br ou acesse-nos no Facebook (www.facebook.com.br/asas.desocorro).
Leia abaixo o relato de Eunice Bueno. Ela participa de várias viagens e conta como tudo acontece nas viagens pelas comunidades ribeirinhas da Amazônia.

  1. "Nesta semana, servimos com o que tínhamos em nossas mãos".
Prezados Colegas,
Hoje estamos saindo da Comunidade São José do Arara, uma entre as 50 comunidades ribeirinhas do município de Caapiranga, interior do Amazonas.
Quando chega o período de seca, esses comunitários ficam isolados. Não é possível sair deste grande lago onde fica a comunidade em embarcações maiores do que uma pequena canoa.
Com certeza, os mais de um mil comunitários que moram por aqui tem uma vista maravilhosa: vivem à beira de um lago do Rio Manacapuru. As belas paisagens, porém não amenizam as dificuldades que enfrentam.
Na agricultura o cultivo da Malva é o que traz para algumas famílias um pouco de dinheiro, porém pelas dificuldades de escoamento, ficam sujeitas a uma oferta muito baixa no preço do quilo. Esse também não é um cultivo fácil, pois a malva cresce em regiões de alagamento e a sua colheita se torna muito difícil e insalubre. Muitos já falam em deixar de plantar, mas ainda não sabem como sobreviver sem ela.
"Nesta semana passamos os dias servindo-os com o que tínhamos em nossas mãos..."
Por meio da parceria Unievangélica, Asas de Socorro e Terra dos Homens foi possível chegar aqui com uma equipe grande de profissionais da área de saúde, uma médica e duas acadêmicas de medicina, três médicas voluntárias que vieram de Portugal para estar com Asas de Socorro por 03 meses, e a Dra. Socorro, médica de Manaus, muito companheira e voluntária que sempre que pode está conosco.
A Equipe Odontológica veio com um Odontólogo, o professor e seis acadêmicos. Todos com muita disposição.
Além deles a equipe que o coordenador Fábio (Unievangélica) trouxe foi composta por um acadêmico deFarmácia; dois de Fisioterapia; cinco de Enfermagem; cinco acadêmicos de várias áreas que atuaram na Escola de Saúde( programa proposto pela Unievangélica que trabalha com oficinas, abordando temas como Água, DST/HIV, Álcool e Tabaco e Cuidado com os Dentes); 3 Pesquisadores(Biólogos e Agrônomo).
A tripulação do Barco Serguem Silva, cedido pela Visão Mundial também foi uma bênção nas nossas vidas nessa semana. O Comandante Admilton (Igreja Presbiteriana) e o Isaque, também marinheiro da Visão Mundial nos serviram e nos guiaram com segurança.
O biólogo Dione Inácio da Unievangélica foi apelidado de Doutor Bactéria, ele coletou água de vários pontos do rio e diretamente nas casas, improvisou uma estufa e fez a análise de tudo isso. Dessa forma foi possível mostrar para os comunitários de São José do Arara, os resultados e sugerir-lhes medidas práticas de como cuidar melhor da água e consequentemente da sua saúde.
O agrônomo Prof. Roberto gastou os seus dias dedicados a conhecer a realidade dos agricultores, visitou suas roças, coletou amostras de solo, conversou com o grupo de produtores de Malva e se impressionou com o trabalho sub-humano na colheita. Munido das informações que colheu e do que viu, irá propor algumas alternativas de cultivo e projetos que juntos poderemos construir e buscar incentivos e fomentos. 
Encontramos aqui algumas pessoas preciosas, dedicadas ao serviço do Mestre...
O Pastor Hernani da igreja Batista Bíblica, ele e sua família (esposa Elma e quatro filhos), estão trabalhando como missionários aqui. Sua pequena igreja que está em construção tem 35 pessoas congregando e sendo discipuladas.
Também o casal Luzivania e Mário Jorge, ele natural da região, é um dirigente da igreja Assembléia de Deus, ela trabalha com jovens e mulheres na igreja, os dois são um exemplo de dedicação. Recentemente atendendo a um pedido do seu próprio pastor, tornou-se um vereador, eleito pela comunidade. Posso afirmar que se todo político fosse como ele, o nosso país estaria muito melhor.
venha conosco3
Alguns fatos me impressionaram e até me emocionaram:
Na segunda a noite fomos procurados por (07) sete homens, vieram como representantes da comunidade: o pastor da igreja Batista, o pastor da igreja Deus é Amor, representantes da igreja Assembléia de Deus, o coordenador da igreja Católica, e o gestor da escola. Assim que o Marco perguntou o que eles queriam, o professor Márcio se tornou o porta-voz do grupo e a sua pergunta foi: “Nós queríamos saber se seria possível Asas de Socorro fazer um pólo permanente aqui na nossa comunidade. Durante seis meses do ano ficamos isolados, nem o Recreio (barco de passageiros) - entra aqui. Quase nunca vem um médico em nossa comunidade, e prestar socorro para alguém com problemas de saúde é praticamente impossível”.
Outro momento emocionante foi o agradecimento de um professor da escola. Assim que encerramos um encontro com eles, ele nos agradeceu dizendo que era mesmo uma caridade o que havíamos feito por suas crianças durante esses dias e que eles se sentiam privilegiados de ter a gente lá. 
No final da tarde, ao sair de uma das salas de aula a funcionária da limpeza disse para mim e para o Christian: “era tão bom se essas oficinas acontecessem sempre. Quem sabe assim os curumins (crianças) pegavam gosto pela escola. Eles faltam muito e quase não têm incentivo”. Durante esses 05 dias as crianças foram dispensadas todos os dias mais cedo da escola, por falta de merenda.
06
A dona Mariulza emocionada ao se despedir, também me fez chorar. Ela disse: “não sei se vocês vão voltar mas eu vou ficar aqui a esperar, já estou com saudades, nunca fomos tratados assim com tanto carinho e amizade”.
As crianças grudaram nas moças e rapazes e até na última hora procuravam dar as mãos, como que a segurar-lhes mais um pouquinho.
É assim que estamos fazendo a viagem de volta. Ainda estamos navegando no furo, não encontramos o grande rio, mas todos estão com o coração cheio de emoções misturadas, impactados pelas experiências aqui vividas, pelos encontros de alma com pessoas que aprendemos a amar, felizes por ter doado um pouquinho dos nossos dias e horas e deixado um pouquinho de nós e do amor de Deus com aqueles que vivem no meio da Amazônia.
Eunice Bueno Cunha de Menezes
Superintendente de Projetos
Asas de Socorro
Abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário