Translate

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Como anda a Obra Missionária no Mundo hoje?


Como estamos cumprindo a nossa missão?

Resultado de imagem para missões mundiaisE desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo
foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio!  Rm 15:20.

Quando olhamos as nações numa perspectiva panorâmica é natural
que pensemos que o obra missionária vai bem... mas isso é um equívoco!
Analisando os estudos que muitas organizações missionárias internacionais têm realizado, ficamos impactados com o grande desafio que ainda encontramos em nossos dias.
Os quase 7 bilhões de habitantes do mundo estão distribuídos em 196 países, que reúnem entre si 16 mil povos distintos.
Apenas 33% da população mundial se identificam como cristã. 38% dessa população tem acesso ao evangelho, mas não é cristã. Eles seguem outras ideologias. Desta forma percebemos que 29% da população mundial ainda não tem nenhum acesso ao evangelho de nosso Senhor. Isso equivale a 1 em cada 4 habitantes que nunca ouviu falar de Jesus!
Pensando nesse pequeno universo de mundo cristão (33%), identificamos que apenas 1 em cada 10 cristãos decidem se tornar um missionário. Isso totaliza cerca de 400 mil missionários transculturais para alcançar o resto do mundo.
Isso poderia ser bom se 72% dessa força missionária não atuasse penas no mundo cristão (entre os 33% da população cristã). Cerca de 25% dessa força missionária é enviada para os 38% da população não cristã, mas que tem acesso ao evangelho. Entenda bem, apenas os 3% restantes da força missionária é que atua entre os 29% da população que não conhece nada de Jesus. Entre eles não existem igrejas, seminários, as vezes nem Bíblia na sua língua. Que triste realidade!
Para piorar esse desafio, as estatísticas revelam que os 33% da população cristã no mundo ganham cerca de U$ 42 trilhões de dólares, mais eles ofertam apenas U$ 700 bilhões por ano para a causa de Cristo. Isso é apenas 2% da renda de tudo o que os cristãos ganham por ano! Desse montante apenas U$ 45 bilhões são destinados à causa missionária. Isso é um pouco mais de 6% de toda arrecadação das igrejas. O restante é usado dentro das próprias igrejas locais!
O trabalho daqueles 400 mil missionários espalhados ao redor do mundo são mantidos apenas com esses U$ 45 bilhões. Porém, para sermos mais exatos, U$ 39 Bilhões são usados para fazer missões dentro dos 33% da população cristã! Isso é 87% de tudo que se arrecada para missões!
Um total de U$ 5,4 Bilhões, ou seja 12% do que se arrecada, é destinado aos missionários que atuam nos 38% da população que tem acesso ao evangelho, mas não é cristã.  
Apenas U$ 450 milhões de dólares, ou seja 1% de tudo o que se arrecada, é destinada aos 29% da população que nunca ouviu falar nem possui acesso a Jesus!
Para colocarmos isso em perspectiva olhando para o Brasil, podemos exemplificar que os cristãos brasileiros gastam muito mais com lanches em shoppings; com festas de aniversário; com sociais e eventos na igreja; com decoração de natal ou de Copa do Mundo; ou com alimentação de animais domésticos, do que para a causa de Cristo entre aqueles que nunca ouviram falar de Jesus e por isso ainda estão condenados ao inferno!
Resumindo, apenas 3% da nossa força missionária, apoiada com apenas 1% de tudo que é arrecadado pelas igrejas, precisam dar conta de evangelizar 29% da população mundial, que represente cerca de 2 bilhões de seres humanos ainda perdidos!
Precisamos aprender o princípio missionário de Paulo, ele se esforçava para pregar onde Cristo ainda não havia sido anunciado!  O que será que nos impede de entendermos esse princípio e fazermos escolhas mais inteligentes para apoiar agencias e missionários que estão atuando aonde mais se precisa?
Que resultados diferentes iremos alcançar se não mudarmos a prioridade de nossos investimentos?
Você pode começar a fazer diferente a partir de hoje, só depende de querer!

Pr. Eraldo Gueiros

* O Pr. Eraldo é o idealizador da Agência Socorro Missionário. Escritor, Blogueiro, Palestrante, Professor de Seminário e pastor da mesma igreja há 16 anos.  Possui especialização em Missões Urbanas e Transculturais. Para falar com o Pr. Eraldo use o Whatssap: 81.986053467

* SE ESSA MENSAGEM LHE ABENÇOOU E POSSUI UM CONTEÚDO RELEVANTE, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário