Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Orientações Básicas para um Evangelismo Pessoal Eficiente! (Use no Dia de Evangelização Global)

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O EVANGELISMO PESSOAL!

Essas orientações poderão ser usadas no próximo Dia de Evangelização Global!

Introdução:
Jesus em seu ministério teve muitos discípulos e os treinou para a sua obra que deveria ser contínua na Terra, após a sua partida para o céu. Os seus discípulos estavam sempre com Ele, aprendendo e recebendo direto Dele. Porém esse treinamento realizado por Jesus era algo muito prático, tanto que no livro de Atos 1:1 diz que Jesus fazia e ensinava; o ensino vinha através de uma prática. Mais tarde observamos isso em duas passagens bíblicas: A missão dos doze apóstolos (Lc 9: 1-6) e a missão dos setenta discípulos (Lc 10:1-20).
O relato dos discípulos quando retornaram da missão, demonstra experiência adquirida, com os fatos que ocorreram.
Portanto, a evangelização é algo prático; é ação, é atitude, é algo que nos leva a ter experiências.
Abordagem:
Definição: Consiste simplesmente em uma atitude convicta de alguém que produz um efeito significativo à outra pessoa. Ex: (At 8:26-40) Filipe e o eunuco.
 No começo deste relato de Filipe e o eunuco, nós observamos que para que houvesse um primeiro contato entre eles, Filipe recebe comando de um anjo, no qual disse o local exato onde ele teria que estar. Assim, desse mesmo modo, Deus continua fazendo, nos direcionando a locais estratégicos que Ele vai estar e pessoas que serão alcançadas pelo testemunho do poderoso Evangelho, pregado por nós.
No versículo 29, Filipe ouve a voz do Espírito chega perto da carruagem do eunuco e o vê lendo o livro do profeta Isaías. A partir destes fatos, Filipe faz a abordagem, porém notemos que ele ouviu a voz do Espírito e teve a atitude de se aproximar da carruagem.
Portanto para uma abordagem, precisamos de uma ação, não podemos ficar esperando alguma outra circunstância acontecer para nos aproximarmos da pessoa.
Depois que acontece o primeiro contanto, fica mais fácil para uma conversa, e, nesse momento, é necessário estar relacionado com o contexto que pode estar envolvendo a pessoa, o local, as circunstâncias e os fatos ao nosso redor. No texto, os versículos 30 e 31 nos mostram exatamente isso, a pessoa encontrava-se lendo um livro e o evangelista se interessa por aquela leitura, e ele sabia do que se tratava. Para ganharmos a confiança das pessoas, precisamos no importar com aquilo que as envolve, seja no presente momento, passado ou futuro.
Fatores impeditivos para uma conversa:
Quando já iniciada a conversa precisamos ficar atentos com algumas coisas que podem nos atrapalhar no desenrolar do diálogo:
·         Olhar: não olhar nos olhos demonstra um desinteresse ou não convicção do que está falando. Ex: (At 3:1-5) Pedro e João na cura do coxo.
·         Tom de voz: um bom tom de voz demonstra convicção, credibilidade no que se está dizendo. Ex: (Mt 10:19-20) é o Espírito quem fala.
·         Tempo de conversa: sejamos guiados pelo Espírito Santo, não podemos “jogar pérolas aos porcos”.
·         Roupas: maneira correta de se vestir também passa pelo crivo do Espírito.
Objetivos
·         Pregar o Evangelho: (Lc 24: 46-48). Não existe outro plano, a ordem é ir e pregar o Evangelho a todas as nações, não existe outro comando ou sugestão. Um detalhe importantíssimo disso é que somos as testemunhas, a responsabilidade é nossa, somos encarregados, como o Ap. Paulo diz em 1 Co 9:16
·          Conversão de pessoas: Queremos ver isto acontecendo através do Evangelho de Jesus Cristo que nós anunciamos. (Jo 1:1-6). Deus nos privilegiou a nos usar e contar conosco para pregação e conversão de pessoas. Ex: (At 10) Pedro e Cornélio. Cornélio recebeu a visitação de um anjo do Senhor que tinha uma mensagem, porém coube a Pedro, homem como nós, o anúncio desta mensagem. Em Isaias 6:8, Deus diz que conta com o homem para realizar a sua obra.
1 Co 9:13-16, fala da nossa responsabilidade de pregarmos o Evangelho e a alegria do mensageiro, e isto não tem preço. 
Relacionamento: (Jo 17:15-18). O lugar de atuação da Igreja é na Terra, e nesse tempo. A era da Igreja ainda não terminou, ainda há muito a ser feito. Jesus Cristo era homem de relacionamentos, como podemos observar no encontro com a mulher samaritana (Jo 4). No contexto, podemos observar as barreiras históricas e Jesus Cristo era homem de relacionamentos, como podemos observar no encontro com a mulher samaritana (Jo 4). No contexto, podemos observar as barreiras históricas e preconceituosas que existiam entre os judeus e samaritanos, mas não se importando com isso, Ele toma a iniciativa de se apresentar como o Messias àquela mulher. Precisamos nos relacionar com as pessoas, porque para nós, Igreja de Cristo, as diferenças que existem entre pessoas na nossa sociedade, não podem ser fatores para nos afastar delas. “O universo todo espera com muita expectativa o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são: o Sal da terra e a Luz do mundo”.
·         Interceder por outros: A Bíblia nos ensina a orarmos uns pelos outros, e que a oração da pessoa obediente a Deus tem muito poder. Somos Igreja de Cristo na Terra, e Jesus delegou todo Seu poder e autoridade a nós. Está escrito que: “o que proibirmos na Terra será proibido no céu, e o que permitimos na Terra será permitido no céu”.
Assim como Jesus intercedia e impunha as mãos sobre as pessoas, de igual modo também devemos fazer, cientes de que é no poder do nome Dele que Deus nos atende.  
“... e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.” (Mc 16:18).
·         Olhar de compaixão: Parece que nos dias de hoje, a Igreja já não se comove mais com tanta desgraça que acontece no mundo; parece-nos que virou algo habitual ver o sofrimento das pessoas, isso não gera nenhum sentimento em nós.
Vejamos como Cristo enxergava, qual era o Seu olhar diante do sofrimento da sociedade: Em Mt 9:35-36, Jesus após visitar várias cidades e povoados realizando sua obra, olhou e viu, e se compadeceu com o sofrimento e aflição do povo. Ele não os tratou com indiferença e nem foi insensível às diversas necessidades humanas.
Em Lc 4:16-20 Ele demonstra que sua mensagem e ministério, tinham direção aos necessitados e oprimidos.
Isso nos leva a um arrependimento e confissão de pecado, pois além de nos omitimos, nos falta amor ao mundo perdido. A visão da Igreja tem que ser restaurada.
·         Confissão por Cristo: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.” A palavra invocar significa chamar para dentro; suplicar.

·         Não existe nenhum método eficaz de convencimento, para que uma pessoa seja levada a uma oração de confissão por Jesus. Entretanto, a Palavra de Deus diz que a “fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.” Portanto, fica claro da necessidade de se pregar o Evangelho, a qualquer tempo, sem medirmos esforços, como o Ap. Paulo advertiu Timóteo: “...ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino, pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário