Translate

terça-feira, 5 de maio de 2015

Crianças: Um grupo Prioritário na Obra Missionária! (Mt.19:14) Pr. Eraldo Gueiros

“Jesus, porém, disse: Deixai vir os pequeninos...  porque dos tais é o reino dos céus.”  Mateus 19:14
                

Por Rev. Eraldo Gueiros

Sempre que leio essas palavras de Jesus, me lembro das minhas experiências que tenho tido na conversões de crianças. 
Lembro-me de um período da Páscoa cuja semana havia sido muito intensa e trabalhosa, pois além das atividades e preparativos da igreja local, nosso projeto Igreja amiga da Escola trabalhou intensamente. Participamos das programações de Páscoa de 3 escolas (em todos os períodos e séries), sendo 2  públicas e 1 particular (Esse número não foi maior porque houve muitas datas coincidentes, e tivemos que optar por quem primeiro solicitou). A novidade nesse ano foi a minha participação mais direta, pois a palestra foi em forma de dramatização, aonde eu me apresentava como Jesus e falava de vários acontecimentos da minha vida (digo, de Jesus).
A aceitação foi fantástica, desde as crianças do ensino infantil, até o EJA (Programa de Educação de Jovens de Adultos da Prefeitura).
Quando fazemos essas coisas, vivenciamos muitas situações interessantes e comoventes, mais nenhuma me marcou mais do que o momento que uma criança de aproximadamente 6 anos, da Escola Municipal FSC, na região metropolitana do Recife, me abraçou e me disse: “Jesus, muito obrigado por ter vindo na minha escola, sei que você me ama de verdade, eu também te amo, volte mais vezes aqui!”
Desde então, tenho me questionado o quanto nós pastores e líderes de igrejas temos muitas vezes, desprezado as crianças e nossos departamentos infantis (DI). Quando uso a expressão “desprezado”, o faço no sentido de que nossos DI’s , na maioria das igrejas, nunca estão na escala das prioridades e maiores investimentos. Aprendi com minha esposa (e não no seminário) que o verdadeiro amor pelas ovelhas começa pelo DI, ao invés de terminar lá. Porque lá estão os nossos filhos, o presente e futuro da igreja. Lá está a porta de recepção dos visitantes que tem filhos, e lá está nossa melhor estratégia de evangelização de famílias (tios, avós, pais, primos, etc).
Tenho pregado em diversas igrejas cujos os templos me dão inveja santa, pelo conforto, estilo, acústica, e por ai vai. Mais quando minhas filhas Raquel e Rute (hoje com 8 e 4 anos) voltam do DI (quando existe DI funcionando nos cultos da noite), e espontaneamente elas comentam como foi a programação, é que percebemos a visão e a escala de valores daquelas igrejas. 
Temos encontrado DI´s simplesmente sulcateados, pois aquilo que não serve para o templo, manda-se para o DI. Creio que um dos dons que estão sendo conferidos pelo Espírito Santo aos irmãos que trabalham no Ministério Infantil, é o que realizar milagres. Milagres com os materiais didáticos, com o lanche que é oferecido (quando existe), com o espaço que é disponibilizado...
Lembro-me de uma outra vez, num domingo, quando duas crianças do nosso DI, Natália (8 anos) e Jéssica (7 anos), filhas de crentes da igreja, vieram a frente em lágrimas, no culto a noite, entregando suas vidas a Jesus. Naquele dia foram no total de 5 adultos e elas. 
Em outra ocasião, uma criança de uns 9 anos fez a mesma coisa. No final do culto ela me disse: “Pastor, eu aceitei a Jesus no início do ano, mais me desviei por influencia de minhas amigas. Mas vi que estava errada, por isso hoje voltei para Jesus!”. Eu fiquei simplesmente maravilhado com o raciocínio dessa garota!
O Reino pertence a elas, disse Jesus, e a igreja também pertence a elas. Por isso, elas precisam ser mais valorizadas como Jesus nos ensinou. Elas precisam receber atenção especial do pastor e dos oficiais para que elas cresçam nos amando e honrando. Eu não abro mão de vez em quando, de pregar para elas e de participar de seus eventos específicos. É benção pura!
Nossa igreja tem colhido o resultado desse investimento bíblico do qual Jesus nos ensinou!
Próximo domingo, dê um pulinho no seu DI, evangelize suas crianças e os amiguinhos que eles trazem para a igreja. Se você não é pastor ou líder, mais é pai ou mãe, seja um colaborador/patrocinador do seu DI. Você pode ajudar a suprir muitas necessidades.
Que Deus abra os nossos olhos e nos use de forma mais eficiente para sua Glória!       
Uma boa semana de evangelização!

(Rev. Eraldo Gueiros possui especilização em Missões Urbanas e Transculturais. É Vice-presidente do Presbitério Centro do Recife e Secretário Sinodal de Missões (SSC/IPB). É coordenador o Projeto Apocalipse 1:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário