Translate

sábado, 11 de outubro de 2014

Conheça mais sobre o trabalho missionário entre os Quilombolas em Pernambuco!

SAIBA MAIS SOBRE OS QUILOMBOLAS DE BARRO PRETO EM PERNAMBUCO!

Deus tem nos dado a oportunidade, o desafio e o sonho de desenvolvermos de forma pioneira em Pernambuco, um projeto de missão integral no alcance espiritual dos quilombolas, oferecendo-lhes também uma melhoria social. 
Isso é fundamental, porque representa o modelo deixado pelo Senhor Jesus: "E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." Mateus 10:7-8.
Para tanto, a pregação do evangelho (que é nosso objetivo primário) é feita de forma gradual, na medida que os conhecemos e somos conhecidos. 
Ao chegarmos a primeira vez no Barro Preto, nossa visita técnica consistia em pesquisar sua história, o nível de comprometimento com a cultura; sua comosvisão dos visitantes que se chegam; suas necessidades prementes; e o grau de contato com o evangelho.
Descobrimos que existia uma péssima impressão acerca dos evangélicos. Para eles os evangélicos são caracterizados de Assembleianos ou Universais. Eles já haviam passado pela comunidade e deixado um péssimo testemunho!


A cada visita que fazemos, avaliamos o nível de simpatia que estamos conquistando, e vamos percebendo as oportunidades divinas que nos são dadas para compartilhar o Amor de Deus por eles.
Numa análise socio-econômica, a Comunidade de Barro Preto vive o que planta, pesca e cria. Entre o que eles plantam encontramos com abundância feijão, maxixe, abobora (Jerimum) e mamão. Eles plantam muitas ervas medicinais. Parte do consumo é compartilhado na comunidade, e o excesso é vendido para a compra de outros produtos.




Eles criam cachorro e gato, e galinhas e bode em seus terreiros (quintal), sendo esses dois ultimos para o abate. Eles pescam no Rio Capibarbe que passa perto da cidade numa área chamada de barragem (isso quando a barragem está cheia).



Não existe água encanada, o Governo Federal contruiu uma chafariz no meio da comunidade para uso coletivo.
Não existe saneamento básico, não existe escol nem posto de saúde. Eles não possuem nenhum espaço de lazer nem para as crianças nem para os adultos. A incidencia de Dengue é constante na comunidade.



Metade da comunidade não concluiu o ensino fundamental e não tem acesso a escola.
No ultimo programa do Governo Federal, metade das famílias foram contempladas com a reconstrução de suas casas de alvenaria. Mais o programa parou, e a outra metade ainda mora em casas de taipa (barro e madeira trançada).
É uma comunidade muito despovida de assistencia governamental. 
Temos nos supreendido acada dia com os grandes desafios socio-economicos da comunidade. Mais cremos que o Senhor nos tem eviado a esse povo com o grande desafio de mudar suas vidas.
Pedimos a oração e o apoio de todos que se sentirem desafiados a ajudar essa Comunidade Quilombola.
Nossos 4 proximos desafios:
1- Manter o discipulado da primeira convertida;
2- Realização da 3ª Ação Missionária em Novembro dia 8;
3- Acompanhmento do Pré-natal da Maria e o seu Enxoval;
4- Instalação de um Parquinho infantil para o lazer das crianças da comunidade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário