Translate

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Relatório da Visita a Comunidade Quilombola do Barro Preto-PE (Pr. Eraldo Gueiros)

Visita Técnica a Comunidade Quilombola do Barro Preto-PE

Ontem tivemos a grande oportunidade de visitarmos a Comunidade Quilombola que fica acerca de 90km do Recife, no Município de Lagoa do Carro, há alguns quilômetros da estrada, perto dos antigos engenhos.
Fomos inseridos e apresentados por uma moradora (Eliana) de muito respeito, que reside na comunidade, o que facilitou em muito a hospitalidade que recebemos.
Com certeza seria muito mais difícil se tentássemos chegar sozinhos. Ela nos orientou inclusive quanto ao melhor caminho para chegarmos lá, pois por outras estradas, o perigo de assaltos e emboscadas, segundo ela, é muito maior. O caminho que percorremos foi tranquilo, confiados no Senhor mais também com aquela tensão natural de expectativa, afinal, a gente é de carne o osso também.... 
É uma comunidade muito pobre, que apenas de alguns anos para cá, após o reconhecimento oficial em Brasília como Comunidade genuinamente quilombola, tem recebido alguns programas do Governo Federal. 

 

 
Foi uma alegria muito grande quando finalmente avistamos a comunidade... Louvamos muito a Deus!

 
O visual não foge a regra, apesar de já existir algumas poucas casas de tijolos, construídos pelo Governo, uma grande parte ainda é de Taipa. A sobrevivência econômica desta comunidade é, na sua maioria, do que plantam, criam e pescam. A Eliane é uma das poucas que vai a pé até a cidade para trabalhar fazendo limpeza-faxina nas casas, pelo valor de RS 10,00 e R$ 20,00, e depois volta a pé. Eles também trabalham com artesanato tipo crochê, renascença, entre outros. Frutos de cursos ministrados por iniciativa do Governo. Nessa visita estivemos acompanhados pela Mis. Maria José, que dirige nossa Congregação na cidade de Lagoa do Carro.     

 
A chegada da doação de roupas foram recebidas com muita alegria. A Eliana ficará responsável por fazer essa distribuição. Louvamos a Deus pela ajuda da irmã Alzira, da nossa Congregação de Lagoa do Carro, por haver intermediado nosso contato com a Eliana. É muito bom ver a nossa congregação se importando com a sua própria região.

 
Uma das tias da Eliana, na foto acima, é a responsável pela religiosidade da comunidade. Sua casa é cheia de imagens e figuras de caboclos e maracatus. Nesse exato momento em que chegamos a sua casa ela estava fazendo preparativos para a festividade que eles irão realizar durante o carnaval, denominada de "manifestação cultural" de Caboclinho e Maracatu. Muitas pessoas vem a comunidade para participar desta festividade local. Sentimos um peso muito forte nesse momento!
Sentimos a grande necessidade de investirmos mais em oração em favor dessas famílias, a partir de agora.
Nosso retorno está previsto para março, pois conseguimos a autorização para realizar uma atividade de recreação e ensino para as crianças. Elas são aproximadamente entre 30-40 de várias idades.
Precisamos de sua ajuda em:
Oração!
Doação de brinquedos!
Ofertas para prepararmos kit's infantis de bombons e lanche após a programação!
Alimentos para confecção de cestas básicas! 
Estamos planejando finalizar a programação infantil com um culto, aonde convidaremos a presença dos adultos. Orem para que Deus nos dê sabedoria!
Rev. Eraldo Gueiros
(Secretário Sinodal de Missões do SSC-IPB e Coordenador do Projeto Apocalipse 1:11) 

Informações: Tel. 81.3088.2194  - e-mail: projetoapocalipse111@gmail.com
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário