Translate

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Projeto Apocalipse apoia evangelização no Panamá!

O PROJETO APOCALIPSE DOOU AO REV. GILBERTO BOTELHO (APMT) 5 MIL LIVRETOS DE CURSO BÍBLICO NO EVANGELHO DE MATEUS EM ESPANHOL, PARA FORTALECER O EVANGELISMO DA IGLESIA PRESBITERIANA NO PANAMÁ.
FOI UM ENCONTRO AGRADÁVEL E REGADO COM UM DELICIOSO JANTAR A MODA DA TERRINHA...
QUE DEUS ABENÇOE ESSA FAMÍLIA MISSIONÁRIA!

Foto  Foto







sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Notícias do Mundo: 2 Pastores Presbiterianos Presos no Sudão do Sul!

Dois membros da Igreja Presbiteriana no Sudão do Sul, Reverendo Idris Joshua e o Pastor David Gayin, foram presos em suas casas pelas forças de segurança. Eles estão incomunicáveis, sem acesso a um advogado ou família, e correm risco de serem torturados ou sofrerem outros tipos de abusos!
South Sudan pastors.jpg

Para quem não sabe, o Sudão está em décimo segundo lugar na classificação dos países que mais perseguem o evangelho. E aqui está um grande exemplo disso!
No ultimo dia 20/02, os guardas arrombaram a porta, entraram na casa do Reverendo Joshua em Juba, capital do Sudão do Sul, às 10h da manhã, e de acordo com testemunhas, atiraram três vezes para o alto antes de prendê-lo e levá-lo em uma viatura. Eles também revistaram e confiscaram materiais pertencentes a ele e aos membros de sua família, incluindo telefones móveis, chaves da casa, laptops e documentos.

No mesmo dia, por volta das 22h, as forças de segurança fizeram o mesmo na casa do pastor Gayin e o prenderam. Nenhuma justificativa foi dada às famílias dos líderes cristãos, e o paradeiro deles permanece desconhecido.

Deter alguém por mais de 24 horas sem permissão da corte, como os dois cristãos foram presos, é ilegal no Sudão do Sul. O Artigo 19 da Constituição Transitória da República do Sudão do Sul estabelece que um suspeito deve ser liberado sob fiança após 24 horas, a menos que uma corte decida que ele permaneça na prisão, o que não aconteceu com esses irmãos.
A Missão Portas abertas está mobilizando um grande clamor internacional por eles, e destacam e pedidos centrais:

Pedidos de oração
• Ore pela liberdade religiosa no Sudão do Sul e para que a Igreja cresça cada vez mais nesse país.
• Interceda pela vida dos pastores que estão presos no país, para que perseverem na fé e consigam recuperar a sua liberdade.

Fonte: http://www.portasabertas.org.br/noticias/2014/02/3020890/






sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Relatório da Visita a Comunidade Quilombola do Barro Preto-PE (Pr. Eraldo Gueiros)

Visita Técnica a Comunidade Quilombola do Barro Preto-PE

Ontem tivemos a grande oportunidade de visitarmos a Comunidade Quilombola que fica acerca de 90km do Recife, no Município de Lagoa do Carro, há alguns quilômetros da estrada, perto dos antigos engenhos.
Fomos inseridos e apresentados por uma moradora (Eliana) de muito respeito, que reside na comunidade, o que facilitou em muito a hospitalidade que recebemos.
Com certeza seria muito mais difícil se tentássemos chegar sozinhos. Ela nos orientou inclusive quanto ao melhor caminho para chegarmos lá, pois por outras estradas, o perigo de assaltos e emboscadas, segundo ela, é muito maior. O caminho que percorremos foi tranquilo, confiados no Senhor mais também com aquela tensão natural de expectativa, afinal, a gente é de carne o osso também.... 
É uma comunidade muito pobre, que apenas de alguns anos para cá, após o reconhecimento oficial em Brasília como Comunidade genuinamente quilombola, tem recebido alguns programas do Governo Federal. 

 

 
Foi uma alegria muito grande quando finalmente avistamos a comunidade... Louvamos muito a Deus!

 
O visual não foge a regra, apesar de já existir algumas poucas casas de tijolos, construídos pelo Governo, uma grande parte ainda é de Taipa. A sobrevivência econômica desta comunidade é, na sua maioria, do que plantam, criam e pescam. A Eliane é uma das poucas que vai a pé até a cidade para trabalhar fazendo limpeza-faxina nas casas, pelo valor de RS 10,00 e R$ 20,00, e depois volta a pé. Eles também trabalham com artesanato tipo crochê, renascença, entre outros. Frutos de cursos ministrados por iniciativa do Governo. Nessa visita estivemos acompanhados pela Mis. Maria José, que dirige nossa Congregação na cidade de Lagoa do Carro.     

 
A chegada da doação de roupas foram recebidas com muita alegria. A Eliana ficará responsável por fazer essa distribuição. Louvamos a Deus pela ajuda da irmã Alzira, da nossa Congregação de Lagoa do Carro, por haver intermediado nosso contato com a Eliana. É muito bom ver a nossa congregação se importando com a sua própria região.

 
Uma das tias da Eliana, na foto acima, é a responsável pela religiosidade da comunidade. Sua casa é cheia de imagens e figuras de caboclos e maracatus. Nesse exato momento em que chegamos a sua casa ela estava fazendo preparativos para a festividade que eles irão realizar durante o carnaval, denominada de "manifestação cultural" de Caboclinho e Maracatu. Muitas pessoas vem a comunidade para participar desta festividade local. Sentimos um peso muito forte nesse momento!
Sentimos a grande necessidade de investirmos mais em oração em favor dessas famílias, a partir de agora.
Nosso retorno está previsto para março, pois conseguimos a autorização para realizar uma atividade de recreação e ensino para as crianças. Elas são aproximadamente entre 30-40 de várias idades.
Precisamos de sua ajuda em:
Oração!
Doação de brinquedos!
Ofertas para prepararmos kit's infantis de bombons e lanche após a programação!
Alimentos para confecção de cestas básicas! 
Estamos planejando finalizar a programação infantil com um culto, aonde convidaremos a presença dos adultos. Orem para que Deus nos dê sabedoria!
Rev. Eraldo Gueiros
(Secretário Sinodal de Missões do SSC-IPB e Coordenador do Projeto Apocalipse 1:11) 

Informações: Tel. 81.3088.2194  - e-mail: projetoapocalipse111@gmail.com
  

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Mateus 10: Manual bíblico de Evangelização Urbana - Por Pr. Eraldo Gueiros

MATEUS 10 - MANUAL BÍBLICO DE EVANGELIZAÇÃO URBANA!

Por Rev. Eraldo Gueiros

Hoje está cada vez mais comum ouvirmos a expressão "evangelização urbana", ou seja, uma abordagem evangelística diferenciada, adaptada para o contexto urbano nas grandes cidades.
Isso é muito bom, porque demonstra um progresso na visão missionária da igreja brasileira, por outro lado, há um grande risco de nos afastarmos de uma prática cristã bíblica e sadia. A inúmeros pastores desejando fazer a sua igreja ou ministério crescer a todo custo!
As editoras tem lançado a toda hora nas livrarias, uma enxurrada de títulos e materiais com muitas estratégias em nome de evangelização urbana. Mais acredite, metade delas é apenas Marketing Evangelístico ou de Crescimento. Falo por experiência de formação e de atuação docente por mais de 10 anos!
Acredito que se observássemos melhor os ensinos e a experiência de Jesus, aprenderíamos todas as estratégias que precisamos para evangelizar qualquer tipo de público!
Não é difícil encher uma igreja de gente. Mais é impossível para qualquer estratégia fazer a obra mais sublime do Espírito Santo, a transformação integral do homem!
Por isso tenho visto muitas igrejas que cresceram sem essa qualidade, e desmoronaram em problemas e divisões.
Será que estamos esquecidos de quem mais deseja ver a Sua igreja crescer? Mais os métodos, os objetivos e o tempo de Deus nem sempre são iguais aos nossos! É Deus quem dá o crescimento! E Deus só faz crescer algo saudável. Uma igreja ou uma liderança enferma não pode crescer, precisa ser tratada antes. O crescimento vem depois, como consequência.
Mais voltando a questão da Evangelização urbana, na minha opinião, Mateus 10 é o melhor e mais completo manual de evangelização, podendo ser usado em quase todos os contextos.
A metodologia de Jesus é simples e objetiva, que pode ser entendida, de forma geral, em 3 etapas: 
1- ETAPA PREPARATÓRIA:
Quando Jesus iniciou o processo de treinamento dos discípulos para a evangelização, ele intensificou sua atividade itinerante de pregação. O cap. 9:35-38, mostra que Jesus permitiu que os discípulos observassem o seu trabalho em diversas circunstancias diferentes. Essas observações iriam proporcionar uma boa base de experiências para os discípulos, quando finalmente chegasse a sua vez.
Jesus também trata nessa etapa quanto ao sentimento que nos motiva a ação. Eles aprendem a olhar para os problemas sociais e espirituais do povo com os olhos de Jesus, com a perspectiva de Jesus. Esse sentimento é fundamental para a realização do trabalho com amor, fidelidade e sacrifício.
Temos visto muitas igrejas e obreiros cometendo graves erros na hora da evangelização, justamente pela falta de preparo e experiências na atuação de certos contextos. Pular essa etapa de preparação é muitas vezes fatal para o campo ou para o obreiro!
2- ETAPA REVESTIMENTO: 
Uma vez que já haviam recebido uma boa base de informação, Jesus os chama (10:1-3), dá-lhes poder espiritual, que agora os capacitaria a fazerem tudo aquilo que haviam observado Jesus fazer. 
Cremos no poder do Espírito Santo na vida do cristão, mais as vezes não sabemos o propósito deste poder nem o que somos capazes de fazer com esse poder! Por isso, eu creio que apesar desse poder está em nós desde a nossa conversão, ele só se manifesta com a devida preparação. Sem treinamento não sabemos como nem o que fazer.
Mais quando a preparação nos é dada, esse poder se manifesta com mais eficácia para cumprir o seu propósito de expandir o Reino de Deus.
3- ETAPA DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA:
Mais isso eu vou compartilhar na próxima reflexão! 

(Rev. Eraldo é coordenador do Projeto Apocalipse 1:11, uma ação da Secretaria Sinodal de Missões da SSC/IPB. É pós graduado em Missões Urbanas e faz uma nova especialização em Missões Transculturais).