Translate

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Alguma coisa impede você de Evangelizar? - Pr. Eraldo Gueiros

Alguma coisa impede você de não Evangelizar?
  Descubra 4 motivos que impedem a evangelização!

Por Rev. Eraldo Gueiros 

Na minha opinião não existe atividade cristã mais prazerosa de se fazer do que evangelizar! Falar do amor de Deus as pessoas que precisam! Isso não significa que toda hora estamos com disposição e boa vontade para fazer, mas quando estamos evangelizar é bom demais!!!!
Mas eu conheço um bom número de pessoas que discordam dessa opinião. Algumas delas até já me responderam dizendo: Meu dom é outro!
Mas será que está correto associarmos o evangelismo a um dom?
Se é um dom, porque todos fomos ordenados a  evangelizar? Se é um dom, significa que o critério que Jesus usou para escolher seus discípulos era quem tinha o dom de evangelizar? Não estou desconsiderando a habilidade comunicativa que muitas pessoas tem que tornam a evangelização algo ainda mais fácil.
Mas estou convencido que a explicação sobre a não preferência da evangelização não é tão simples assim. Não podemos tratar a evangelização como uma questão de dom!
Refletindo sobre as causas que tornariam a evangelização algo desconfortante para algumas pessoas, me fez chegar a pelo menos 4 motivos. O primeiro motivo é:
1- A evangelização exige do cristão bom testemunho! É por isso que alguns crentes (não todos) não gostam ou não se sentem bem evangelizando.
A mensagem do evangelho é de que Jesus transforma, santifica e nos faz novas criaturas. Ninguém pode evangelizar sem falar dessas coisas. Mas tem muito crente que não está vivendo essas coisas. Como ele pode evangelizar então?
A barreira da evangelização de muita gente é a sua própria consciência. Imagine evangelizar um vizinho ou familiar que nos conhece de perto e sabe o tipo de vida que levamos? Nem pensar! 
A solução para essas pessoas é 1º mudarem de vida, para depois terem condições e se sentirem bem para evangelizar!
O segundo motivo é:

2- A evangelização é resultante da Gratidão!
Quando vemos a passagem de Mc.1:40-45, a experiência de um leproso que clamou a Jesus pela sua cura, e foi advertido a não dizer nada a ninguém, e não obedeceu, deixa claro para nós um fator essencial que nos motiva a evangelização: A gratidão!
Há muitos crentes que não evangelizam porque já não sentem mais gratidão. Sem gratidão não somos estimulados a falar com alegria do amor de Deus em suas vidas.
Todo ser humano compartilha coisas boas que lhe acontecem. São exceções a regra aqueles que não dizem nada a ninguém.
Se fazemos isso com coisas passageiras e seculares, porque não temos a mesma disposição de falar de Jesus?
Aquele homem não conseguiu obedecer a Jesus por causa do tamanho de sua felicidade, e por isso, ele não foi digno de um castigo ou repreensão. Alguém pode perguntar: qual a melhor maneira de se demonstrar a nossa gratidão a Deus? Será realizar um culto de ações de graças? Eu lhe respondo sem pestanejar: Testemunhe as pessoas, principalmente aos não crentes, o amor de Deus em sua vida!
O terceiro motivo é:

3- A evangelização é parte integrante de um novo estilo de vida!
Eu gosto muito da expressão de Paulo em Rm.6:4, quando exorta que o cristão deve “...andar também em novidade de vida”.
Quando estamos em Cristo precisamos manifestar essa nova vida através de novos comportamentos, novos pensamentos e principalmente, de um novo modelo de relacionamento com Deus.
Se dissermos que estamos em Cristo mais nada mudou, ou até mudou por um tempo, mas depois as coisas velhas voltaram,  enganamos a nós mesmos e ainda não estamos em Cristo!
Viver em novidade de vida pressupõe 2 mudanças básicas: Primeiro, a vida não será mais vivida da mesma forma. Tem de haver mudanças! Paulo dirá aos Coríntios: Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas vão passando... 
Segundo, a vida será vivida para glorificar a Deus. Isso porque Paulo vai concluir que nesta nova vida em Cristo, as novas coisas vão surgir! Deus nos dará muitas oportunidades de servi-lo como instrumento em suas mãos!
Creio que ai reside um dos grandes motivos do porque muitas pessoas não evangelizam, porque a vida não mudou! Eles estão na igreja, mas não estão vivendo em novidade de vida!
Essa nova vida que Paulo fala nos motiva a falar a todos que estão a nossa volta! Pare para pensar: Como podemos ficar calados diante de tantas coisas boas que Deus tem feito todos os dias em nossas vidas? Eu não possível ficar calado!
O quarto motivo é:

4- A evangelização é uma capacidade que vem de Deus!
Lembra o que disse Jesus em Atos 1:8: ““Mais recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas...”.
As coisas de Deus são muito perfeitas! Deus nos chama para uma grande obra, mais Ele também nos capacita para fazê-la. Não somos chamados a fazer algo que está acima das nossas forças, somos chamados para fazer algo que está dentro das nossas possibilidades!
Mas porque ainda assim, há tantos que não fazem?
Pelo mesmo motivo que os discípulos não fizeram. Quando fez essa promessa, eles ouviram e se esconderam. No dia de Pentecostes, ocasião em que se cumpriu essa promessa, eles estavam no Cenáculo escondidos da perseguição. Temendo pelas suas próprias vidas! Mas quando o Espírito é derramado, eles saem do Cenáculo é começam a pregar abertamente. O medo já não existia mais!!!
Quando o Espírito Santo entra em nossas vidas, o pacote vem completo, ou seja, o desejo e a capacidade de evangelizar vêm juntos!
Somente quando somos revestidos do Espírito é que conseguimos vencer o medo, a vergonha, a timidez e até mesmo o comodismo. O Espírito nos faz entender qual é a nossa missão e nos motiva a cumpri-la, custe o que custar!
É lamentável que muitos que se dizem "crentes" ainda não tenham recebido o Espírito Santo, porque isso também vai significar que suas vidas ainda não foram totalmente transformadas, e elas estão privadas de viverem um relacionamento mais profundo com Deus e de serem instrumentos para abençoar outras vidas!
Não será difícil você refutar as minhas palavras, mas isso não mudará o fato de que não evangelizar é pecado contra Deus! Nenhuma outra atividade substitui a evangelização, por mais importante que ela seja na Igreja do Senhor!
A minha oração é que minhas palavras despertem você para glorificar mais a Deus através da evangelização, e através de sua vida, muitas pessoas se entreguem a Jesus!
Deus seja contigo!

(Eraldo Gueiros é Bacharel em Teologia pelo SPN; tem Licenciatura em Teologia pela FATER; é pós-graduado em Missões Urbanas pelo SPN; e faz especialização em Missões Transculturais pela EMM. É professor de Evangelismo, Discipulado e Missões do Seminário Cet Recife).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário