Translate

sábado, 12 de maio de 2012

Reflexão do Rev. Eraldo sobre a Relevância de nossas vidas




           
O Tempo está passando, o que estou Fazendo?

Por Rev. Eraldo Gueiros
(Reflexão escrita em 28/03/2012)
Essa semana fiquei pensativo com uma pergunta genial que ouvi um rapaz fazer a si mesmo: “Pastor, o tempo está passando, o que estou fazendo de realmente valioso para Deus?” Acredito que esse jovem teve a sacada do século: Ele começou a pensar na relevância das coisas que estava fazendo! Ao ouvir essa pergunta, eu o parabenizei e disse que ele estava no caminho certo para reencontrar a Vontade de Deus para a sua vida e o meio de verdadeiramente agrada-LO.
Somos uma geração de líderes muito ocupados, muito agendados, muito requisitados: Temos que preparar sermões para pregar; agenda de visitas; resolver questões administrativas; reformas e manutenção; aquisição de materiais e equipamentos; preparar mais estudos para EBD e Culto de Doutrina, ou Grupos Pequenos; sem contar com os inesperados sepultamentos; casamentos; visitas hospitalares emergenciais; reuniões de Concílios (Denominação); vida social; vida familiar, estudos pessoais; reformas da nossa casa; contas a pagar; levar e buscar as crianças na escola; a lista é interminável! Eu não seu quanto a você, mas isso está bem próximo da minha realidade!
Todas essas coisas são importantes para as pessoas que estão a nossa volta e que possuem alguma expectativa em nós; numa proporção menor, algumas dessas coisas também são importantes para nós. Mas quantas dessas coisas são realmente relevantes para o chamado que Deus em nossas vidas?
O dicionário define Relevância como algo que se mostra em relevo; que se sobressai. Para definirmos a relevância de alguma coisa, precisamos analisá-la dentro do conjunto, deixando de lado nossas preferenciais pessoais e olhando sobre a ótica do Senhor. Somente dessa forma é possível identificar aquilo que é mais importante (relevante) de ser feito para Deus em relação ao nosso chamado.
Todo chamado possui um objetivo, quando não alcançamos esse objetivo, não estamos cumprindo devidamente o nosso chamado. Quem sinceramente dedicar tempo para analisar sua agenda, naturalmente encontrará um grande número de atividades sem muita relevância que estão roubando o nosso tempo de fazermos coisas mais importantes relacionadas ao nosso chamado.
Aquele rapaz havia percebido que estava muito ocupado com “atividades de igreja”, e todas elas muito importantes para ele, mas quase nenhuma delas eram realmente relevantes para Deus. Esse processo de análise pessoal do rapaz começou com uma simples pergunta: “Quando foi a ultima vez que você resgatou uma vida para Jesus?” Não existe nada mais relevante do que esforço para livrar alguém do caminho do inferno e reconcilia-lo com Deus.
Todos nós precisamos dar essa parada estratégica pelo menos um dia por semana, para que possamos analisar nossa agenda e não permitirmos que outras atividades nos roubem o nosso tempo de fazermos aquilo que é mais relevante para Deus em nosso chamado. Olhe sua agenda, analise e seja relevante!
Uma boa semana de Evangelização para você! 

(O Rev. Eraldo é presidente do Presbitério Centro do Recife e Secretário Sinodal de Missões do SSC/IPB. É pastor há 10 anos da Igreja Presbiteriana do Jordão Alto (Recife-PE) e já participou ativamente na implantação de 5 igrejas em Pernambuco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário