Translate

quinta-feira, 8 de março de 2012

Reflexão do Rev. Eraldo Gueiros em Colossenses 4:3-4


“Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do ministério de Cristo, ... para que o manifeste, como me convém falar”.  Cl.4:3-4

Por Rev. Eraldo Gueiros
(Reflexão escrita em 01/03/12)
 
Uma das coisas mais extraordinárias que aprendendo com o apostolo Paulo é a sua perseverança e capacidade de superação. Qualquer um poderia pensar que após anos de pregações e viagens missionárias, Paulo agora iria se aquietar enquanto estivesse preso. Mais isso não acontece com ele!
Muitos de nós diminuímos e até paramos muitas de nossas ações evangelísticas quando ficamos doentes, de férias, ou envolvidos em problemas pessoais, eventos e construções. Paulo não consegue parar de fazer aquilo que ele reputa como o principal do seu ministério: Anunciar a Cristo aos de fora da igreja!
Ele está preso, mais está resolvendo conflitos nas igrejas que implantou! E mais ainda, ele pede que essas igrejas orem por ele, mais não necessariamente em benefício próprio, mais para que mesmo preso, ele consiga pregar o evangelho! Sua oração é para que Deus lhe abra portas, lhe dê oportunidades de pregar (vs.3). Apesar de estar preso numa cela, sua pior e mais difícil prisão é a de não poder falar de Jesus. Se ele puder pregar e tiver a quem pregar, aquelas algemas não serão tão difíceis assim de suportar! Que disposição...
Lembro-me de uma certa viagem missionária que fizemos a um dos municípios da Zona da Mata Norte em apoio a uma congregação local, isso foi num sábado a noite. Quando me preparava para pregar na cruzada na praça de eventos da cidade (obviamente que a irmã ao meu lado não sabia que seria eu o pregador), ouvi quando essa irmã, que fazia parte da equipe da Cruzada, comentou com as pessoas ao seu lado: “Espero que a pregação não demore, pois não vejo a hora de voltar para o Recife!”. Diante daquela indisposição da irmã, eu lhe disse: “Quem põe a mão no arado, não pode olhar para trás! Mantenha a visão e o amor até o fim!”. E fui pregar. Naquela noite várias pessoas aceitaram a Jesus em plena praça de eventos da cidade.
Mais até hoje eu me lembro dessa situação e reconheço como desistimos facilmente do evangelismo diante dos obstáculos!
Paulo compreende a sua vulnerabilidade na prisão, pois agora ele é réu, ele não está livre nas ruas. Mas apesar dessas limitações, ele pede orações para que Deus lhe dê ousadia (coragem) e discernimento de como falar aquelas pessoas que estavam a sua volta (vs.4). Ele não vê justificativas para não pregar, apesar dos riscos que correrá, ele deseja sabedoria para encontrar a maneira certa de pregar naquela prisão!
Convido você a olhar o exemplo de Paulo e começar a orar para que Deus reverta qualquer situação a sua frente, para que você não deixe de anunciar a Cristo quer a tempo ou fora de tempo! Ainda estamos no inicio do ano, siga em frente e não desista!
Uma boa semana de Evangelização para você!

(Rev. Eraldo é Presidente do Presbitério Centro do Recife da IPB; secretário Sinodal de Missões do SSC; professor do Centro de Educação Teológica do Recife nas disciplinas de Evangelismo, Discipulado e Missões.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário