Translate

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Reflexão do Rev. Eraldo Gueiros em Atos 21:12-13

Pronto para qualquer coisa?  Atos 21:12-13

Por Rev. Eraldo Gueiros
(Reflexão escrita em 18/08/2011)

(Foto do Rev. Eraldo pregando na Igreja Presbiteriana de Servilla - Espanha) 
Nestes dias em que nos preparamos (Eu e minha esposa) para realizarmos mais uma viagem missionária no dia 16 de setembro, desta feita em direção a Servilla, na Espanha, para visitarmos, acompanharmos, levar um pouco de amor e atenção, mas principalmente, recebermos de Deus algumas confirmações quanto ao nosso chamado aos campos transculturais, Deus me tem feito refletir sobre as palavras de Paulo em Atos 21:13. “... porque estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”.
Sabemos que Paulo não era um suicida, e nem estava procurando morrer a qualquer custo. Aqui ele revela o seu nível de comprometimento com Deus e a causa do Senhor Jesus. Ele está dizendo que se for necessário pagar com a própria vida, ele o faria com prazer. Paulo desejava ver o Evangelho conhecido em todos os lugares.
Quantos de nós conseguimos alcançar esse nível de comprometimento?
Creio que situações bem menores do que as de Paulo, que seria preso, nos tem feito recuar de projetos que estão no coração de Deus, mas não nos nossos. Ao orar e pensar que poderei voltar dessa viagem decidido a romper com todos os laços e compromissos locais par iniciar uma nova vida longe daqui, em outro contexto cultural, nos faz perceber o quanto dizer está preparado e de fato ir a Roma, são coisas totalmente diferentes.
O frio na barriga existe, os pensamentos contrários também, mas em nosso caso, vamos seguir em frente. Mas quantas pessoas, talvez você que esteja lendo essa reflexão, não tem colocado limites em sua atuação ministerial, porque algumas coisas que você até sente desejo ou inclinação para fazer, necessitariam de maiores sacrifícios e esforços para serem realizados. Neste caso, nosso problema não está na inaptidão para fazer, mas na falta de ousadia para fazer. E isso reflete o nível de nosso comprometimento com Deus!
No Brasil ainda não precisamos dar a nossa vida para honrar ao Senhor, mas muitos de nós fazemos pouco pelo sertão, porque não estamos muito dispostos a encarar alguns sacrifícios; fazemos pouco pelos povos indígenas, porque não estamos dispostos a nos privar de certos benefícios para investirmos mais naqueles que tanto precisam; e por ai vai.
Não nos faltam obreiros, nem recursos, nem habilidades, falta-nos o comprometimento de Paulo para darmos o nosso melhor para o Senhor. Quando todos tentaram desencoraja-lo, o vs.14 diz que ninguém conseguiu, pelo contrário, ele os convenceu, e eles se aquietaram.
Imagine qual seria a sua reação se ainda tivesse que encarar essa torcida contra?
Precisamos mudar a nossa atitude e buscarmos aumentar nosso nível de comprometimento com o Senhor. Só assim estaremos prontos para encarar qualquer coisa que o Senhor nos pedir!
Aproveito para pedir as orações dos amados para essa viagem que faremos em setembro ao Rev. Everton Pita Tavares, nosso grande amigo e missionário de nossa igreja, que atua na Espanha pela APMT/IPB há mais de 8 anos. Desta vez não levaremos nossas filhas, o que aumentará a saudade, mas esperamos em Deus servir de benção para aquela igreja e sermos igualmente abençoados pela experiência de estar com eles.
Reflita você também no exemplo de Paulo.
Um boa semana de evangelização!

(O Pr. Eraldo Gueiros é Presidente do Presbitério Centro do Recife; secretário Sinodal e Presbiterial de Evangelismo e Missões da IPB; professor das disciplinas de Evangelismo; Missões e Discipulado do Seminário Cet Recife (centroteologicodorecife.blogspot.com); e o coordenador do Projeto Apocalipse 1:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário