Translate

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Reflexão do Rev. Eraldo Gueiros em Mateus 25:40

“Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizeste a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”  Mt.25:40  

 Por Rev. Eraldo Gueiros
(Reflexão escrita em 20/01/2010)

Alguns dias atrás tive uma experiência muito especial. Reencontrei um senhor que o conheci na minha infância, quando passava em frente a minha casa, ainda jovem com seus 30-40 anos. Algumas vezes passava bêbado, outras, apenas sujo com roupa de trabalho. De alguma forma eu sabia que ele morava perto, porque todos os dias ele passava no final da tarde andando, mas nunca troquei nenhuma palavra com ele. Esse era todo o conhecimento que eu tinha dele. Nessa época eu tinha uns 12 anos de idade.
Passado mais de 20 anos, há uns 10 km de distancia do bairro em que nasci, não acreditei quando reencontrei aquele homem, passando em frente a minha casa, com uma aparência bem acabada, e mendigando na rua. De imediato meu coração se entristeceu por ver aquela cena, até parecia que éramos muito íntimos.
O chamei para entrar na minha casa, ele não quis entrar, talvez desconfiado de mim: quem é esse que me aborda na rua e me manda entrar? Então sentamos no chão mesmo da calçada, encostado no muro. Perguntei se estava com fome, e então providenciei um pouco do jantar que Erika já havia preparado, e o servi. Discretamente lhe fiz algumas perguntas de checagem, e tudo confirmava. Era ele de fato.
A conversa foi muito proveitosa. Ele me falou muito de sua família, dos altos e baixos de sua vida, do vício do álcool, e tantas outras coisas. E Deus me deu muitas oportunidades para lhe falar do amor e do plano de Deus para a sua vida.
O Espírito Santo sempre trabalha de uma forma maravilhosa na vida de seus eleitos. Por vezes, vi lágrimas em seus olhos concordando e crendo naquilo que lhe era ministrado. Ele reconheceu muitos de seus erros, da dureza de seu coração na juventude, da conseqüência de tudo aquilo na sua vida, e havia uma profunda esperança raiando em seus olhos, de que ainda havia chances de uma perspectiva melhor em seu final de vida.
Orei por ele, ele orou também! Meu coração se alegrava muito de toda aquela situação. Me comprometi em ajuda-lo em pequenos detalhes em que ele estava precisando. Peguei seu endereço a fim de reencontrá-lo e até monitora-lo a distancia. Sei que ele ainda precisará de ajuda para se firmar. Ele mora num bairro mais distante, mais há uma igreja evangélica bem próximo dele.
Ele não sabe até hoje quem sou nem porque o ajudei. Mas ele sabe o mais importante, que Jesus o ama, e que usa os seus instrumentos para revelar o seu amor as ovelhas perdidas. E ele foi encontrado! Toda honra e glória àquele que ama e salva!
Talvez você se pergunte se tudo isso seria feito se eu não o conhecesse. Ele não foi nem será a ultima pessoa de rua que já abordei.
A pergunta que eu realmente desejo que você faça é: Deus também espera isso de mim? De todos nós! Eu lhe respondo. O que o mundo precisa é que paremos com ele. É que nossa agenda seja controlada pela direção do Espírito Santo. Acredito convictamente que parar na rua com um não crente para evangeliza-lo (diante de uma orientação do Espírito Santo), é mais importante do que ir numa reunião de oração ou de estudo com 20 crentes.
Quantas pessoas em situações menos extremas e difíceis da qual compartilhei, nos rodeiam diariamente. Colegas de trabalho, vizinhos, amigos de escola, que estão enfrentando situações dificílimas, com seus corações sedentos de resposta e de Deus, que clamam silenciosamente por um ombro, por um conselho, por uma atenção. Se queremos ser usados, precisamos parar com aqueles que precisam! Investir tempo na salvação de vidas.
Uma boa semana cheia de oportunidades para você!
(O Rev. Eraldo é presidente do Presbitério Centro do Recife; secretário Presbiterial e Sinodal de Evangelismo e Missões do SSC/IPB. É professor de Evangelismo, Discipulado e Missões do Centro de Educação Teológica do Recife. É o coordenador do Projeto Apocalipse 1:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário