Translate

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Participe de uma Viagem Missionária com a Asas de Socorro na Amazônia!

Participe de viagens ribeirinhas pela Amazônia.
Doe parte do seu tempo, 

E ganhe experiências que valem para a vida toda.
venha conosco 2
Nossas equipes são compostas por profissionais voluntários. Se você  é  um profissional de  saúde, médico, dentista, fisioterapeuta, ou tem alguma  outra especialidade, você pode se envolver! Se você é um agente social, um professor, um  líder e quer dedicar o que sabe para ensinar e aprender, você também pode se envolver.
Envie-nos um e-mail para asas@asasdesocorro.org.br ou acesse-nos no Facebook (www.facebook.com.br/asas.desocorro).
Leia abaixo o relato de Eunice Bueno. Ela participa de várias viagens e conta como tudo acontece nas viagens pelas comunidades ribeirinhas da Amazônia.

  1. "Nesta semana, servimos com o que tínhamos em nossas mãos".
Prezados Colegas,
Hoje estamos saindo da Comunidade São José do Arara, uma entre as 50 comunidades ribeirinhas do município de Caapiranga, interior do Amazonas.
Quando chega o período de seca, esses comunitários ficam isolados. Não é possível sair deste grande lago onde fica a comunidade em embarcações maiores do que uma pequena canoa.
Com certeza, os mais de um mil comunitários que moram por aqui tem uma vista maravilhosa: vivem à beira de um lago do Rio Manacapuru. As belas paisagens, porém não amenizam as dificuldades que enfrentam.
Na agricultura o cultivo da Malva é o que traz para algumas famílias um pouco de dinheiro, porém pelas dificuldades de escoamento, ficam sujeitas a uma oferta muito baixa no preço do quilo. Esse também não é um cultivo fácil, pois a malva cresce em regiões de alagamento e a sua colheita se torna muito difícil e insalubre. Muitos já falam em deixar de plantar, mas ainda não sabem como sobreviver sem ela.
"Nesta semana passamos os dias servindo-os com o que tínhamos em nossas mãos..."
Por meio da parceria Unievangélica, Asas de Socorro e Terra dos Homens foi possível chegar aqui com uma equipe grande de profissionais da área de saúde, uma médica e duas acadêmicas de medicina, três médicas voluntárias que vieram de Portugal para estar com Asas de Socorro por 03 meses, e a Dra. Socorro, médica de Manaus, muito companheira e voluntária que sempre que pode está conosco.
A Equipe Odontológica veio com um Odontólogo, o professor e seis acadêmicos. Todos com muita disposição.
Além deles a equipe que o coordenador Fábio (Unievangélica) trouxe foi composta por um acadêmico deFarmácia; dois de Fisioterapia; cinco de Enfermagem; cinco acadêmicos de várias áreas que atuaram na Escola de Saúde( programa proposto pela Unievangélica que trabalha com oficinas, abordando temas como Água, DST/HIV, Álcool e Tabaco e Cuidado com os Dentes); 3 Pesquisadores(Biólogos e Agrônomo).
A tripulação do Barco Serguem Silva, cedido pela Visão Mundial também foi uma bênção nas nossas vidas nessa semana. O Comandante Admilton (Igreja Presbiteriana) e o Isaque, também marinheiro da Visão Mundial nos serviram e nos guiaram com segurança.
O biólogo Dione Inácio da Unievangélica foi apelidado de Doutor Bactéria, ele coletou água de vários pontos do rio e diretamente nas casas, improvisou uma estufa e fez a análise de tudo isso. Dessa forma foi possível mostrar para os comunitários de São José do Arara, os resultados e sugerir-lhes medidas práticas de como cuidar melhor da água e consequentemente da sua saúde.
O agrônomo Prof. Roberto gastou os seus dias dedicados a conhecer a realidade dos agricultores, visitou suas roças, coletou amostras de solo, conversou com o grupo de produtores de Malva e se impressionou com o trabalho sub-humano na colheita. Munido das informações que colheu e do que viu, irá propor algumas alternativas de cultivo e projetos que juntos poderemos construir e buscar incentivos e fomentos. 
Encontramos aqui algumas pessoas preciosas, dedicadas ao serviço do Mestre...
O Pastor Hernani da igreja Batista Bíblica, ele e sua família (esposa Elma e quatro filhos), estão trabalhando como missionários aqui. Sua pequena igreja que está em construção tem 35 pessoas congregando e sendo discipuladas.
Também o casal Luzivania e Mário Jorge, ele natural da região, é um dirigente da igreja Assembléia de Deus, ela trabalha com jovens e mulheres na igreja, os dois são um exemplo de dedicação. Recentemente atendendo a um pedido do seu próprio pastor, tornou-se um vereador, eleito pela comunidade. Posso afirmar que se todo político fosse como ele, o nosso país estaria muito melhor.
venha conosco3
Alguns fatos me impressionaram e até me emocionaram:
Na segunda a noite fomos procurados por (07) sete homens, vieram como representantes da comunidade: o pastor da igreja Batista, o pastor da igreja Deus é Amor, representantes da igreja Assembléia de Deus, o coordenador da igreja Católica, e o gestor da escola. Assim que o Marco perguntou o que eles queriam, o professor Márcio se tornou o porta-voz do grupo e a sua pergunta foi: “Nós queríamos saber se seria possível Asas de Socorro fazer um pólo permanente aqui na nossa comunidade. Durante seis meses do ano ficamos isolados, nem o Recreio (barco de passageiros) - entra aqui. Quase nunca vem um médico em nossa comunidade, e prestar socorro para alguém com problemas de saúde é praticamente impossível”.
Outro momento emocionante foi o agradecimento de um professor da escola. Assim que encerramos um encontro com eles, ele nos agradeceu dizendo que era mesmo uma caridade o que havíamos feito por suas crianças durante esses dias e que eles se sentiam privilegiados de ter a gente lá. 
No final da tarde, ao sair de uma das salas de aula a funcionária da limpeza disse para mim e para o Christian: “era tão bom se essas oficinas acontecessem sempre. Quem sabe assim os curumins (crianças) pegavam gosto pela escola. Eles faltam muito e quase não têm incentivo”. Durante esses 05 dias as crianças foram dispensadas todos os dias mais cedo da escola, por falta de merenda.
06
A dona Mariulza emocionada ao se despedir, também me fez chorar. Ela disse: “não sei se vocês vão voltar mas eu vou ficar aqui a esperar, já estou com saudades, nunca fomos tratados assim com tanto carinho e amizade”.
As crianças grudaram nas moças e rapazes e até na última hora procuravam dar as mãos, como que a segurar-lhes mais um pouquinho.
É assim que estamos fazendo a viagem de volta. Ainda estamos navegando no furo, não encontramos o grande rio, mas todos estão com o coração cheio de emoções misturadas, impactados pelas experiências aqui vividas, pelos encontros de alma com pessoas que aprendemos a amar, felizes por ter doado um pouquinho dos nossos dias e horas e deixado um pouquinho de nós e do amor de Deus com aqueles que vivem no meio da Amazônia.
Eunice Bueno Cunha de Menezes
Superintendente de Projetos
Asas de Socorro
Abril de 2013

sábado, 26 de outubro de 2013

Notícias do Mundo: Africanos arriscam suas vidas para fugir da guerra!

Africanos arriscam suas vidas para fugir da guerra e da perseguição!


African_Migrants.jpg 
Olhando além do superficial, pode-se perceber que a história de muitos dos migrantes não é apenas a busca por uma vida melhor. Muitas vezes, estas histórias serão de fuga da perseguição ou do conflito domiciliar ou até do pagamento de suas economias para contrabandistas que prometem sua travessia para as seguras costas europeias.
O naufrágio de um barco que transportava cerca de 500 migrantes em 3 de outubro, matando pelo menos 181 deles, é o mais recente de uma longa série de acidentes em que migrantes vulneráveis pagam com suas próprias vidas após falhas em navios, classificados muitas vezes como "incapazes de navegar".
O líder religioso Mussie Zerai, presidente da agência Habeshia, que trabalha em nome destes migrantes, diz acreditar que a maioria dos envolvidos no naufrágio da última semana era cristã.
"Dei uma olhada na lista dos sobreviventes e 90% são cristãos", disse ele. "Estão vindo da Eritreia e da Etiópia. A situação é muito ruim porque, politicamente, há um ditador na Eritreia e eles vivem sem um tipo de liberdade ou democracia. Muitos cristãos são perseguidos por causa de sua fé. Para eles, não é fácil viver na Eritreia neste momento".
Um migrante etíope que, em outro momento, sobreviveu à mesma travessia impactou os meios de comunicação europeus quando, em sua defesa, cinco grupos de direitos humanos escreveram uma carta para o então ministro das Relações de Imigração e Asilo dos Países Baixos, para que lhe fosse concedido o direito de permanência.
Abu Kurke Kebato, o migrante etíope, de 20 anos, foi um dos nove sobreviventes de um barco que transportava 72 pessoas. Eles tinham saído da Líbia e conseguiram apenas definhar no mar por duas semanas antes de voltar para a costa da Líbia.
Kurke Kebato disse à BBC que, depois de seu retorno à Líbia, ele foi detido pelas autoridades enquanto estava "a caminho da igreja". "Após seu regresso forçado à Líbia em 2010, o Sr. Kurke Kebato foi, então, detido por oito meses, durante os quais ele alega ter sido submetido à tortura e a um tratamento cruel, desumano e degradante", escreveram as cinco organizações de direitos humanos.
Ele tentou, com sua esposa, pela segunda vez, chegar à Europa e obtiveram sucesso. No entanto, havia uma determinação de deportação dos Países Baixos para o casal, até que organizações de direitos humanos interviram. Ele vive lá atualmente, e diz que é "feliz em uma democracia".
Representante do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, ACNUR, Adrian Edwards, concorda que, quando se torna uma questão de vida e morte, muitos migrantes parecem ter pouca escolha a não ser fugir de seus países de origem.
"Devemos pensar na tragédia que está por trás disso, que é o que muitas destas pessoas devem, provavelmente, ter passado, para terem fugido da guerra, da perseguição, dos abusos contra os direitos humanos em seus próprios países; então isso é uma tragédia tremenda de múltiplas camadas", ele disse à BBC.
O navio tinha partido da Líbia, mas muitos de seus passageiros já tinham viajado uma longa distância em sua tentativa de chegar à Europa. De acordo com a ONU, a maioria dos passageiros do barco, que naufragou próximo à ilha de Lampedusa, na costa da Itália, era da Eritreia e da Somália, que distam cerca de 3200 km da costa da Líbia.
O número de imigrantes que morreram enquanto tentavam chegar às fronteiras da Europa nos últimos 25 anos aumentou para quase 20 mil. Dados da ONU apontam que 3 mil pessoas tentam fugir mensalmente da Eritreia, e grupos de direitos humanos dizem que o país tem se tornado uma prisão gigante, com estimativas de cerca de 10 mil prisioneiros políticos.
A Somália, por sua vez, tem sido devastada por duas décadas de guerra, e em grande parte sob o controle do grupo de militantes islâmicos al-Shabab. Até o momento, mais de 30 mil imigrantes viajaram para a Itália pelo mar neste ano, incluindo 7500 da Eritreia, mais a mesma quantidade da Síria e 3 mil da Somália, de acordo com a ONU.
"Todos os meios de comunicação de massa, todas as organizações internacionais e a sociedade civil precisam pressionar a comunidade internacional a fazer algo para mudar a situação", afirmou o líder cristão Zerai ao World Watch Monitor, agência que noticia casos de perseguição a cristãos. "Na Eritreia, assim como na Etiópia, precisamos de mais liberdade, democracia e paz. Esta é a solução. Podemos fornecer-lhes asilo, mas isto não é a solução".
Em maio, a World Watch Monitor informou que a perseguição religiosa na Eritreia está em seu "mais elevado nível e tem se agravado", de acordo com a Portas Abertas.
Acredita-se que o número de cristãos encarcerados na Eritreia, por conta de sua fé, esteja em torno de 1.200, embora algumas estimativas afirmem que o número esteja acima de 3 mil.

A Eritreia está classificada em 10º lugar na Classificação de países por perseguição. "Quando os cristãos (na Eritreia) são descobertos, eles são presos e mantidos em contêineres em acampamentos militares. Pelo menos 105 cristãos foram presos em 2012, e, segundo relatos, 31 cristãos foram mortos na prisão".

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Melhores momentos do Congresso Nordestino de Missões - João Pessoa, PB

CONGRESSO NORDESTINO DE MISSÕES - João Pessoa, PB
No segundo dia do congresso realizado pela JUVEP, para um público de mais de 700 pessoas.
Muitas ministrações poderosas e desafiadoras: Rev. Ronaldo Lidório; Russel Shedd; Sam Solom; Jorge Noda; Sérgio Lyra; entre outros. 

  

         

         



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Missão Horizontyes alerta: Sheik edita Fátua para destruir todas as igrejas do Mundo Árabe!

  O Sheik Abdullah bin Aziz é Grão Mufti da Arábia Saudita!

Por Pr. David Botelho 
“Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno.  Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus” Ef. 6.11-14 e 18-19.
Estamos conscientes que o momento em que vivemos é crucial para o término da tarefa da evangelização mundial, temos visto um avanço extraordinário do evangelho nas últimas fronteiras. No ano 2000 tínhamos três mil línguas sem nada da Bíblia. O movimento Visão 2025 lançou o desafio de ver uma equipe de tradução bíblica em cada uma dessas línguas até 2025. Nestes treze anos vimos o engajamento de cerca de mil equipes de tradução bíblica e agora temos o desafio de ter obreiros nestas duas mil línguas faltantes.
Os programas televisivos por satélite e radiofônicos, tem alcançado milhões de muçulmanos no norte da África, Oriente Médio e Golfo Pérsico que tem levado milhares a tomarem uma decisão de servir a Cristo.
Poderíamos compartilhar muitos outros avanços entre os povos não alcançados, mas queremos mostrar que Satanás vendo esses resultados se desesperou e está contra-atacando. Um movimento anticristão se levantou com o objetivo de destruir todas as igrejas nessas regiões, nós vimos as notícias de dois terroristas que si explodiram em uma Igreja em Peshawar no Paquistão onde mais de sessenta fiéis foram mortos e mais de cem feridos graves, um exemplo é que o sheik Abdullah bin Abdul Aziz, afirmou que é necessário destruir todas as igrejas nestes lugares. Ele é grão mufti da Arábia Saudita, maior autoridade espiritual da nação que é berço do Islã, esse fátua deve ser obedecido por muitos seguidores radicais, isto leva a se tornar mais difícil a tarefa de evangelização no mundo muçulmano, e o envio de obreiros para estes lugares se tornam mais perigosos. Vemos o cumprimento da palavra de envio de ovelhas no meio de lobos.
Rogamos as orações intercessórias a favor da obra missionária entre os povos muçulmanos. Ainda bem que temos a palavra que diz que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja.
O nosso desafio tem aumentado assustadoramente neste ano quando mais de trinta obreiros foram enviados tivemos neste período o aumento indiscriminado do dólar e ultimamente a greve dos bancários que tem diminuído as entradas. No momento estamos vendo o nosso déficit aumentar diariamente. Estamos convidando nossos amigos para nos enviar uma oferta urgente de 40 reais e aos que fizerem o depósito enviaremos o livro Segredos do Alcorão de Dom Richardson com as despesas de correios pagas, os que enviarem uma oferta de 100 reais receberão o kit Muito mais do que Sonhos com cinco vídeos de muçulmanos que tiveram sonhos e visões com Jesus e se converteram ou o Kit Perspectivas com os livros. Aro de Fogo, Mundo Árabe, China, Mais pobres entre os pobres, Índia, Nômades e Crianças em Crise. Contamos com suas orações e apoio neste momento difícil que estamos vivendo.
No Amor do Senhor pelos povos não alcançados da Terra
Cleonice e David Botelho
Horizontes América Latina
Bradesco - Agência 1020 - Conta 3474 – 6
CNPJ: 59-958-983-0001-16

Fonte:  http://www.mhorizontes.org.br/

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O quanto você está disposto da padecer? At.9:15-16 (Pr. Eraldo Gueiros)

 Tortura de jovem cristão a noite, para obter informações sobre local de culto.


“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome”. At. 9: 15-16

Por Rev. Eraldo Gueiros
A vida cristã é um chamado a renuncia e abnegação por amor do Senhor!
O evangelho da prosperidade inculcou na mente de muitos cristãos que o sacrifício de Cristo foi para nos dar vida triunfante na terra. Dessa forma, quase ninguém deseja mais se sacrificar pelo Senhor!
Essa teologia foi uma semente do mal.
A Bíblia diz que somos mais que vencedores, e isso é verdade!
Mas desde quando padecer por amor ao Senhor é ser um perdedor!
Se foi Jesus quem afirmou em Mt. 5:11: “Bem aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem,e mentindo, disserem todo o mal contra vós,  por causa de mim...”; Quando foi que viver essas coisas passou a ser um evangelho de derrota?
Mas há uma geração de cristãos que fogem dessas coisas, como se isso fosse “a aparência do mal”!
Mal é nos omitirmos de compartilhar a nossa fé entre aqueles que o Senhor coloca a nossa volta, seja em que hora ou ambiente for!
Mal é sonegarmos os nossos bens para que não sejam usados também no investimento da expansão do Reino de Deus, especialmente em lugares aonde o evangelho possui resistências!
Mal é não dedicarmos tempo nenhum para orarmos pelos missionários, para escrevermos mensagens de apoio e ainda para irmos visita-los de dedicarmos algum tempo servindo-os no campo!
Mal é investirmos prioritariamente em tantas programações domésticas, voltadas a preencher o tempo dos crentes da igreja e não darmos a mesma ênfase a promoção da obra missionária e ao despertamento da igreja e de novos vocacionados!
Quanto você está disposto a padecer, se necessário, para a Glória de Deus?
Louvado seja Deus porque Paulo entendeu o seu chamado e cumpriu as expectativas de Deus para sua vida.
Deus tenha misericórdia de nós para que tenhamos o mesmo pensamento e a mesma atitude de Paulo, porque nossos dias são maus e a urgência da pregação do evangelho está cada vez maior!
Deus deseja usar a sua vida e os seus dons. Disponha-se!

(Rev. Eraldo é Secretário Sinodal de Missões do SSC/IPB e Secretário Presbiterial de Evangelismo do PCRE/IPB. É coodenador do Projeto Apocalipse 1:11. Em13 anos de ministério já participou liderando e apoiando a implantação de  6 igrejas presbiterianas em Pernambuco.)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Quanto tempo ainda lhe resta de VIDA? - Por Rev. Eraldo Gueiros


  Culto Evangelístico na Quadra do Vasco da Gama (IPB - Pr. Fúlvio)
“Para que no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo a vontade dos homens, mas segundo a vontade de Deus”  1Pe. 4:2
 
Por Rev. Eraldo Gueiros
Secretário Sinodal de Missões do SSC/IPB 

Existem frases que chamam a atenção da gente e dificilmente saem de nossas cabeças. No último sábado, durante uma programação evangelística com cerca de 50 pessoas, tivemos a graça de alcançar 5 conversões. Uma das pessoas que haviam manifestado o seu desejo de mudar de vida me disse: “Como é que eu vivi tanto tempo sem saber dessas verdades?!”. Curiosamente na semana anterior, durante uma conferência missionária em que pregávamos, alguns crentes da igreja, ao final do culto, me disseram: “Como é que nós vivemos tanto tempo sem dar valor a essas verdades?!”. Foram exatamente essas palavras que me motivaram a escrever essa reflexão.
O apostolo Pedro quando escreve esse texto de 1Pe.4:1, tem o objetivo de despertar a igreja a rever sua conduta religiosa, suas prioridades e afazeres. Conforme vemos no vs.3, ele entende que já perdemos tanto tempo de nossas vidas sem vivermos na presença de Deus, que não podemos desperdiçar mais tempo! Não fomos salvos para continuar fazendo a vontade dos homens, ou seja, vivendo com os valores e prioridades daqueles que ainda não conhecem a Deus. Já fizemos isso bastante no passado.
Pedro diz: “o tempo que nos resta na carne é muito pouco!”; ele tinha em vista os acontecimentos que se sucederiam no futuro próximo (como a loucura de Nero e a perseguição de Roma). Mais de uma forma ou de outra, nosso tempo também é curto, pois a qualquer momento Jesus poderá voltar para buscar a sua igreja, ou nós mesmos, poderemos ir mais cedo para juntos do Pai. Portanto, não podemos perder mais tempo!
Somos chamados para viver a vontade do Pai! Será que a estamos vivendo? Será que sabemos plenamente qual a sua vontade do Pai para as nossas vidas?
Voltando as frases de que ouvi, aquelas pessoas achavam que estavam vivendo a vontade de Deus. O espanto delas foi perceber que, conquanto estivessem (no caso dos crentes) envolvidos com atividades na igreja, não estavam de fato priorizando aquilo que era a vontade maior de Deus para a vida de Seu povo. Nenhuma atividade eclesiástica pode ser mais importante do que o comprometimento de buscar salvar vidas!
No vs.7, Pedro nos lembra de que o Fim de todas as coisas está próximo. Não estava tão próximo dele quanto está de nós. Também não sabemos quanto tempo teremos até a chegada do Fim, mas eu creio que esse é um sentimento que é produzido pelo Espírito Santo, para que não venhamos a nos acomodar. Tem muita gente acomodada hoje nas igrejas porque acham que o tempo ainda está longe do Fim. Todos seremos um dia surpreendidos!
Viva essa semana como se fosse a última! Não deixe para depois aquilo que é urgente! Não coloque suas prioridades na frente da prioridade de Deus.
Que Deus te dê uma excelente semana de evangelização! 
 
Rev. Eraldo é casado com Erika Patrícia há 9 anos; tem duas filhas: Raquel (6) e Rute (3). è pastor da Igreja Presbiteriana do Jordão Alto há 12 anos. É pós-graduação em Missiologia Urbana (pelo SPN) e em Missões Transculturais (pelo EMM).