Translate

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Congresso Nacional de Missões da IPB em Junho!!

 


Precisamos falar sobre Jesus a esse mundo perdido!


Em um tempo em que não suportam mais a sã doutrina, e que muitos buscam seus próprios interesses, como que sentindo “coceiras nos ouvidos” (2 Tm.4:2-4), o tema do Congresso Nacional da APECOM não poderia ser mais atual: “Prega a Palavra”.
O jovem pastor Timóteo foi instruído pelo apóstolo Paulo a pregar a Palavra de Deus com fidelidade, aproveitando todas as oportunidades de sua época.
Instruir o povo de Deus a esse chamado é o propósito de convocarmos você para participar do Congresso APECOM 2013 na cidade de Águas de Lindóia, nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Palestras e workshops nos levarão a questionar métodos e estratégias antropocêntricas que levam muitos a adotarem modismos sob a alegação de que estão evangelizando.
Precisamos de sabedoria vinda do Senhor para usarmos corretamente as ferramentas de evangelização tais como as redes sociais amplamente usadas em nossos dias. Todavia sem prejuízo dos princípios bíblicos. A mais sublime de todas as tarefas da igreja é pregar a Palavra de Deus para o arrependimento dos pecados e da fé em Jesus Cristo, visando nada menos que a Glória de Deus!
Compre a sua passagem aérea com segurança com a Viaje.Com Turismo!
e-mail: reservas@viajeturismo.com.br / Tel. (81) 3053.8474                                      Visite nosso Blog: agenciaviajeturismo.blogspot.com.br

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Reflexão Final sobre como Envolver sua Igreja com Missões! (Rev. Eraldo Gueiros)

  Culto na Igreja Presbiteriana do Jordão Alto, preparatório para atividade evangelística no bairro.
Como Envolver a Igreja Local com Missões (Parte 3)

O Despertamento Missionário de uma igreja também passa pela visão e entendimento que ela mesmo tem sobre o que é uma igreja envolvida com missões.
Gosto de compartilhar em sala de aula com meus alunos de seminário que costumo ver, com frequência pelas igrejas que prego, pelo menos 4 tipos de envolvimentos missionário:  
1- Envolvimento Publicitário - Existem muitas igrejas que fazem mais propaganda do que ação. Elas divulgam tudo, oram por tudo, fazem muitos eventos, mais desenvolvem poucas atividades praticas. Percebo que as denominações que possuem uma Junta ou Secretaria bem ativa, terminam por estimular que essas igrejas se tornem dependentes do sistema. Certa vez um líder me respondeu que participava ativamente do trabalho missionário, porque tudo que a denominação promovia, sua igreja ajudava. Essa ajuda restringia-se a oração e ofertas, porque raramente eles conseguiam envolver pessoas nessas atividades. 
2- Envolvimento Jerusalém - Existem muitas igrejas que centralizam todas as atividades dentro da igreja. A missão dos crentes é convidar não crentes para vir para a igreja. Não existem praticamente nenhuma atividade externa, muito menos em outros bairros ou cidades. O foco é trabalhar para crescer a igreja local cada vez mais e torna-la uma grande Arca de Noé.
3- Envolvimento Social - Existem igrejas cujo o envolvimento é sempre para ajudar ou assistir alguma necessidade. Eles mobilizam seus profissionais, fazem arrecadação, enviam donativos, estão sempre prontos para atenderem qualquer solicitação. Esse envolvimento é passional, se não houver gritos de socorro a igreja seguirá sua vida normal. Na maioria das vezes suas atividades são assistenciais e temporárias, não tendo caráter permanente. 
4- Envolvimento Vai no meu Lugar - Existem muitas igrejas que se adaptaram a contribuir financeiramente para tudo. Se alguém deseja ir para missões, tome os recursos e Vai no meu Lugar! Essa igreja é desprovida de experiências pessoais, e quando elas acontecem, na maioria das vezes, para acompanhar e avaliar algum de seus investimentos, toda uma mega estrutura de hotel precisará ser montada para que ninguém desista de ir, e todos possam sobreviver! Nesse contexto, a igreja poderá remunerar muitos obreiros e pastores que farão quase todo trabalho sozinhos em nome da igreja.
Eu poderia dar mais exemplos do que tenho visto por ai, mais vamos parar aqui e refletir:
Qual é o grande problema desses 4 exemplos básicos que mencionei? 
Eles com certeza satisfazem os anseios dessas igrejas e promovem a sensação de envolvimento na Obra Missionária.
Essas atividades são boas e não desaprovo nenhuma delas. Creio que nossa igreja local também faz um pouco de cada uma dessas coisas. O problema não são as atividades, elas precisam existir! Eu considero esses 4 exemplos que citei como atividades pedagógicas, mais não chamo isso de envolvimento missionário.
Essas atividades ajudam a criar um ambiente favorável, mais elas em si mesmas, ainda são muito superficiais. Sei que já é um grande desafio e esforço para as igrejas fazerem essas coisas, e algumas as fazem muito bem. Mas se considerarmos essas atividades um envolvimento missionário, estaremos nos contentando com o lado mais fácil e jamais experimentaremos os aspectos mais profundos de Missões.
E o que chamo de aspectos mais profundos?
Uma igreja envolvida com Missões é uma igreja que está comprometida com 3 desafios:
1- Transformar cada crente num pregador da Palavra - E isso não se faz somente dizendo que eles precisam pregar, mas é criando condições e oportunidades para que sejam estimulados a fazerem isso!
2- Identificar e estimular Vocacionados - Creio que Deus possui seus vocacionados em todos os lugares, mas muitos deles ainda estão adormecidos por falta de visão e interesse em identifica-los e prepará-los. Quanto menos vocacionados a igreja desperta, menos trabalhadores na Seara.
3- Levar o Evangelho aonde há carência e necessidade - A missão da igreja é ir aonde se precisa. A evangelização é não é atividade que podemos terceirizar, ou seja, mandar outros fazerem em nosso lugar.
Precisamos desenvolver programações permanentes que envolvam nossos crentes na pregação do evangelho, na estruturação de congregações, no apoio aos campos missionários, porque essas atividades produzem vida na igreja.
Se não houver o comprometimento com esses 3 desafios, não será possível ver a igreja envolvida com Missões no sentido mais amplo da palavra!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Missionários presos no Senegal a 5 meses foram soltos!


Temos boas notícias! Os brasileiros, José Dílson e Zeneide, presos no Senegal há 5 meses, receberam habeas corpus e já estão em liberdade!
Porém, infelizmente este não é o final da história. Eles ainda não foram inocentados, apenas receberam a autorização para responder ao processo em liberdade. O abaixo-assinado continuará aberto até o resultado do julgamento que ainda não foi agendado.
Clique na imagem abaixo e compartilhe no Facebook para continuarmos divulgando esta campanha:
Veja a atualização do Antonio Carlos, fundador da organização Rio de Paz, que esteve 12 dias no Senegal acompanhando José Dílson e Zeneide enquanto estavam presos:
"Continuaremos acompanhando cada passo do processo legal, mantendo a sociedade informada, buscando saber a cada dia o que o Governo Federal e o Itamaraty têm feito em termos de diálogo com autoridades públicas senegalesas visando a liberdade definitiva dos brasileiros e apoiando no que for possível os missionários e a família do José Dilson, que mora no Senegal."
Leia o relato completo do Rio de Paz aqui.
Assine: www.change.org/libertejosedilson

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Reflexão do Rev. Eraldo Gueiros - Como Envolver a sua Igreja com Missões? (Parte 2)


Como Envolver uma Igreja Local com Missões?
(PARTE  2)




Por Rev. Eraldo Gueiros


Posto os princípios que compartilhamos na primeira reflexão, de que:
Uma igreja local sempre reproduzirá o exemplo de sua liderança, não podendo ser ela, mais missionária do que sua liderança (via de regra);
E que o papel dessa liderança além do exemplo, é preparar um ambiente favorável para que o Espírito Santo trabalhe nos corações e mentes da igreja;
Quero compartilhar o que chamo de ambiente favorável para a ação despertadora do Espírito de Missões.
Há muitas igrejas vivendo dentro de si um ambiente de exclusivismo e pragmatismo. Exclusivismo, porque ela gasta mais da metade do tempo, dos recursos, das mensagens e dos eventos para satisfazer a si mesma. Pragmatismo, porque ela se mantem fazendo aquilo que está agradando ao povo. Uma igreja não se envolve espontaneamente com Missões, ela é levada a se envolver com Missões. Se esperarmos que a igreja decida parar de fazer investimentos exclusivistas para começar a se envolver com Missões, ela nunca se envolverá!
As pessoas que hoje estão ativamente envolvidas em nosso Ministério de Missões da Igreja, foram despertadas pelo Espírito Santo em eventos que elas mesmas nem tinham, inicialmente, interesse de participar! 
Lembro quando algumas pessoas diziam: "Para que fazer uma viagem missionária agora, se a igreja tem tantos outros problemas e prioridades?". Hoje, algumas dessas pessoas coordenam viagens missionárias!
Precisamos criar um ambiente favorável para a ação despertadora do Espírito Santos, um ambiente sadio, aonde tudo que pode adoecer é retirado. Aonde tudo que pode corromper a visão da igreja seja reformulado ou retirado. 
Lembro das inúmeras vezes que os pediatras das minhas filhas recomendavam: tire isso do quarto; torque isso por aquilo; evite aquilo outro; mas para quê? Para criar um ambiente mais saudável. Quanto mais saudável for o ambiente, menos riscos de enfermidades. 
Quando sou questionado sobre como envolver uma igreja local com missões, eu logo pergunto: Que ambiente favorável para o Espírito Santo despertar você está criando?
Será muito difícil despertar uma igreja para missões se a liderança não estiver envolvida para dar o exemplo!
Como o Espírito Santo promoverá um despertamento, se as vezes que se fala de missões no púlpito é quando se convida um pregador ou missionário?
Quase sempre quando sou convidado a pregar sobre missões em um evento de igreja, eu pergunto ao pastor: "Com que frequência você e seus líderes falam sobre isso aqui?". 
A partir dessa resposta, eu saberei que resultados a minha mensagem terá. Muitas vezes o resultado é zero. Porque ainda que alguém seja desafiado naquele momento, o próximo pregador só virá daqui uns dois ou três meses. Esse ambiente não é saudável, é adoecedor!
Como se pode esperar o envolvimento de uma igreja, quando se faz uma conferência missionária de alguns dias, uma vez por ano? Não considere minha resposta uma falta de fé ou exagerada, mas eu acho que essa igreja não se envolverá em missões até que um ambiente favorável seja criado!
Mas a resposta dessa pergunta, também passa pela compreensão/ visão do que é uma igreja envolvida com Missões. Mas isso, eu compartilho na próxima reflexão!

(Rev. Eraldo tem especialização em Missões Urbanas pelo Seminário Presbiteriano do Norte (PE), e em Missões Transculturais pela Escola de Missões Mundiais (BA). É professor das disciplinas de Evangelismo, Missões e Discipulado do Centro de Educação Teológica do Recife. É secretário Presbiterial (PCRE) e Sinodal (SSC) da Igreja Presbiteriana do Brasil).

terça-feira, 9 de abril de 2013

Novo e-mail do Projeto Apocalipse 1:11 - projetoapocalipse111@gmail.com

Informação Urgente para todos os nossos Parceiros e Intercessores de Missões!

Informamos aos amados irmãos e Parceiros do Projeto que o site do Yahoo cancelou de forma arbitrária e sem nenhuma explicação nossa conta de e-mail que já utilizávamos desde 2009. 
O prejuízo de nossas atividades tem sido muito grande, como por exemplo, a suspensão temporária das nossas reflexões, notícias de eventos, viagens e atividades missionárias.
Não conseguimos recuperar nossa lista de contatos (mais de 500 líderes em todo Brasil). Se você desejar continuar recebendo nossos comunicados e reflexões, solicitamos que nos envie um e-mail repassando seu endereço.
Continuamos lutando para reaver nossa conta e resgatar nossa lista de contatos. A partir de agora estaremos operando por um novo endereço de e-mail: projetoapocalipse111@gmail.com
Desde já contamos com suas orações e apoio ao nosso Projeto!
Que Deus os abençoe!

Rev. Eraldo Gueiros
Coordenador do Projeto