Translate

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fomos Capacitados a Pregar - Mt.10:1,5,7


“E chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder... e os enviou dizendo... pregai...”     Mt.10:1,5,7
Por Rev. Eraldo Gueiros
(Pós-graduado em Missões Urbanas pelo SPN e em Missões Transculturais pelo EMM. É professor das disciplinas de Evangelismo, Discipulado e Missões do Seminário Cet Recife)

O período que antecede uma programação missionária é sempre muito agitado, carregado de muitas expectativas e planos, sobre uma agenda de muitos contatos, e amparada com muita intercessão. É o que estamos fazendo para a nossa próxima Viagem Missionária de 1º de Setembro, com a nossa Federação de SAF’s (da Igreja Presbiteriana do Brasil) para o município de Timbaúba-PE, local aonde temos uma igreja e uma congregação do nosso Presbitério.
Ao desafiar pessoas a participarem de uma programação como essa, sempre me deparo com a insegurança delas. É quase um pensamento dominante as pessoas se acharem incapazes de participarem de uma viagem assim. Sempre escuto justificativas das mais variadas, mas para todas a resposta é sempre a mesma: Mateus 10:1,5,7 – Não fomos chamados para uma Missão impossível, pois Deus não nos chamaria a fazer algo que não podemos fazer. Não sabemos o que vamos encontrar, mas fomos capacitados para enfrentar aquilo que vamos encontrar!
Creio que os discípulos também estavam receosos quanto a sua primeira experiência de pregação sozinhos (visto que até então eles acompanhavam a Jesus). Quando somos colocados diante de desafios, desejamos que eles sejam menores que as nossas forças, pois é desconfortável lidar com desafios maiores. Mas Jesus ensinou aos seus discípulos a não temerem os desafios que viriam, mas a estarem na dependência do Espírito Santo: “Mas quando vos entregarem, não vos dê cuidado como ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer” (Mt.10:19).
Sempre digo aos meus alunos de seminário que essa é uma promessa e uma experiência que não se pode reproduzir em sala de aula, somente na rua. Ou saímos na dependência do Espírito e levamos a mensagem de Cristo, ou jamais experimentaremos o seu agir em nossas vidas nos usando da forma que lhe apraz!
Se sairmos, vamos descobrir uma capacidade vinda do alto que não é percebida aos olhos humanos, nem aos nossos. Vamos encontrar pessoas que já estavam sendo preparadas pelo Espírito Santo. E vamos regressar alegres por termos sido usados pelo Senhor. Essa é uma experiência que jamais se esquece, mas que pode ser ainda mais aprofundada com outras experiências.
Timbaúba é um município da Zona da Mata de grandes desafios e contrastes culturais, mas é lá que o Senhor tem levantado uma “raça eleita”. Você que é parceiro do nosso Projeto (independente de sua denominação) dedique seu 1º de setembro para viver essa experiência com Deus! Mas caso não possa ir, seja um pregador incansável no seu trabalho, com seus parentes, na sua escola, com os seus vizinhos. A promessa do Senhor não falha, coloque-se a sua disposição!
Uma boa semana de evangelização!

(O Pr. Eraldo é pastor efetivo da Igreja Presbiteriana do Jordão Alto (Recife) há 10 anos. Já participou da implantação direta de 4 igrejas no estado. É presidente do Presbitério Centro do Recife; Secretário Presbiterial de Missões do PCRE; e Secretário Sinodal de Evngelismo e Implantação de Igrejas do Sínodo da IPB).